sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MAIORIDADE: NOVA FASE, NOVOS DESAFIOS


Fala aê, galera!

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pelo tempo em que me ausentei das postagens. Ora sem tempo, ora sem inspiração. Essa última, que costuma vir nos momentos de fraqueza, solidão, ou mesmo na frustração, como no meu caso. Mas vamos ao que realmente interessa.

Estou a pouco mais de um mês de completar 18 anos (se mandarem presentes, não ficarei com raiva), e por vezes me pego levando a mão ao queixo para refletir sobre a seguinte questão: "ISSO VAI SER BOM OU RUIM?"

A maioridade representa para nós, até então adolescentes, um importante passo. É através dela que tornamo-nos aptos a buscar a realização de atividades relativamente significativas, mas que são impedidas por lei aos menores. Dirigir, ir à uma festa de maior movimento sem pais ou responsáveis, emprego com carteira assinada (que pode até ocorrer antes disso)... São coisas que toda a nova geração almeja.

No entanto, a ideia de cometer excessos e abusos está implícita na cabeça de todo e qualquer mancebo. E, se não há nessa cabeça um soro instantâneo chamado consciência, a décima oitava vela do bolo pode significar o momento de se libertar e recuperar o hipotético tempo perdido de uma forma extremamente arriscada. E quando falo em risco, é risco mesmo! Por exemplo: Joãozinho sai à noite de carro para uma balada. Chegando lá, enche a cara em bebidas alcoólicas. Ele possui duas chances de perder a vida. A primeira, arrumando uma briga com alguém que está tão alterado quanto ele. A segunda, voltando para casa, ao volante.

Situações como essa acontecem principalmente pelo fato do jovem se lembrar apenas do que lhe é de direito. Mal sabem (ou se recusam a saber) que, com as possibilidades, vêm as responsabilidades, em proporção múltipla. A marca teoricamente mais significativa em meio a todas é a de que RESPONDEMOS PELOS NOSSOS PRÓPRIOS ATOS!

Se você já completou 18 anos, aproveite as portas que se abrirem, mas limpe os pés no tapete antes de entrar. E se você ainda não atingiu a maioridade, julgue a si mesmo.


Bom feriadão a todos!
Abraço!